Gramínea listrada, de beleza graciosa e elegante no vaso
2023/08/15

A grama-renda possui uma grande versatilidade e pode ser combinada com muitas outras plantas no cultivo, ou cultivada sozinha, para criar belas composições em vasos.

Para começar, você vai precisar de alguns itens, como solo, vasos e mudas. Alguns amigos podem não dar muita importância aos vasos, achando que eles são apenas o suporte para o crescimento das plantas e que não têm muitas exigências. No entanto, o design do vaso tem um impacto significativo no estado da planta.

Problema do vaso: O diâmetro do vaso pode ser um pouco maior, pois a grama-renda é uma planta herbácea de porte baixo, então as raízes não vão crescer profundamente no solo. Um diâmetro maior permite acomodar várias mudas e menos quantidade de solo, o que beneficia o crescimento da planta, evitando o acúmulo excessivo de água e não interferindo nos cuidados diários.

Problema do solo: O solo mais comumente usado é o composto orgânico, que pode ser produzido em casa e garante a presença de nutrientes. Se você achar que os nutrientes ainda não são suficientes, pode adicionar cinzas de madeira. Elas são amplamente utilizadas para aumentar a fertilidade do solo. Antes de utilizá-las, é recomendado que sejam embebidas em água e, por fim, misturadas ao composto orgânico.

Cada etapa a seguir é muito importante, então preste atenção. Observe a temperatura de crescimento. Em uma faixa de 10°C a 25°C, a grama-renda desenvolverá folhas com detalhes mais nítidos e maior clareza no padrão do vaso. Além disso, é importante manter a umidade em torno de 40%. Se o ambiente de crescimento estiver muito seco, você pode aumentar a umidade com borrifadores de água.

Porém, cuidado para não exagerar na rega. As raízes da grama-renda absorvem continuamente os nutrientes, acelerando o transporte dos mesmos. Com o tempo, isso pode resultar em crescimento excessivo dos caules e folhas, o que chamamos de crescimento desordenado. A partir de novembro, reduza a quantidade de água fornecida, mas continue mantendo a fertilidade do solo. Garanta também a exposição à luz solar, mas evite que os raios solares incidam diretamente sobre as folhas da planta.

AD
Artigo